quinta-feira, 23 de julho de 2009

Nossa História


O projeto de “Comunicação Alternativa” implementado pela Associação Comunitária de Comunicação e Cidadania veio ao encontro ao desenvolvimento de um trabalho cuja duração se estabeleceu à cerca de 15 anos, quando a Diocese de Duque de Caxias (RJ) implantou a Rádio Pilar. A Rádio Pilar caracterizava-se como uma emissora católica que veiculava programação popular e religiosa, animando as comunidades atingidas por suas transmissões. Contudo, face ao controle dos órgãos de regulamentação dos meios de comunicação brasileiros (MINC e ANATEL), a emissora foi impedida de permanecer com seu funcionamento regular por não se enquadrar nas normas de regulamentação das Rádios Comunitárias. Após meses de fechamento, o projeto foi retomado sob nova administração e de acordo com as normas legais vigentes. Em 1999, foi criada a Associação Comunitária de Comunicação e Cidadania, com representantes da Diocese e de outras entidades parceiras, para gerenciar uma nova rádio com o nome de Rádio FM 2000.
Em 2007 recebemos a licença para funcionamento, expedida pelo Ministério das Comunicações. Com a entrada da emissora no ar, em abril de 2008, nos transformamos na primeira e única rádio regulamentada em Duque de Caxias e uma das únicas na Baixada Fluminense.
Dentre as finalidades dos serviços de Radiodifusão Comunitária na qual nos propomos a realizar, destacam-se:
1) Ser um instrumento de oportunidades à difusão de idéias, elementos de cultura, tradições e hábitos sociais da comunidade;
2) Oferecer mecanismos à formação integral da comunidade, estimulando o lazer, a cultura e o convívio social;
3) Prestar serviço de utilidade pública, integrando-se aos serviços comunitários – hospitais, defesa civil, escolas, ect, sempre que necessário.
4) Contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas, em conformidade com a legislação profissional vigente, bem como iniciar profissionalmente o público interessado;
5) Permitir a capacitação dos cidadãos no exercício do direito de expressão, da forma mais acessível possível.
6) Se apresentar como um instrumento para a evangelização e conscientização para um amadurecimento da fé.
7) Ser um instrumento ao comércio local e regional na divulgação de serviços e produtos, estabelecido nos termos do artigo 12, que regulamenta o serviço de rádio difusão comunitária, aprovado pelo decreto nº2615, de 03 de junho de 1998, na forma de Apoio Cultural.

A experiência acumulada ao longo destes anos permitiu ampliar a visão da importância de um veículo de comunicação alternativa, proporcionando a democratização do acesso à comunicação e o importante papel que um meio de comunicação pode assumir frente uma região.

PERFIL DO OUVINTE

Não tratamos de qualquer região. Duque de Caxias se apresenta no cenário estadual e nacional como uma importante cidade exportadora e arrecadadora, se colocando nas últimas estatísticas, entre as cinco maiores do país. Em termos de população, tratamos de quase um milhão de habitantes. Nossa rádio, embora seja enquadrada, nos termos da lei, como uma rádio comunitária de Duque de Caxias, nosso sinal de transmissão, devido às características físicas-geográficas de nossa região, se estende as cidades vizinhas. Como definir o perfil de nosso ouvinte? Primeiramente, são ouvintes fiéis que nos acompanham em toda nossa trajetória. Percebemos que a cada dia nossa audiência vem aumentando, conforme dados colhidos nos relatórios de nossa URA (2461-2000), fornecidos pela TELEMAR. Nestes relatórios, conseguimos visualizar o transcorrer das ligações recebidas pela emissora, dia pós dia. Após encontrarem na rádio os elementos sociais e humanos e firmes propósitos voltados ao seu interesse, nossos ouvintes e anunciantes tornam-se parceiros fidelizados, se identificando com nossos objetivos e idéias.


MERCADO

Eminentemente, o mundo de negócios exige uma rápida capacidade de adequação e adaptação a novas situações. Assim foi para o rádio no advento da televisão, da freqüência modulada e, atualmente, com a Internet. Hoje, mais do que nunca, enfrentamos uma realidade que muda a cada minuto. Novos produtos, serviços, formas de transmissão e recepção de mensagens, estabelecem uma acirrada disputa. Em termos de mercado, indubitavelmente, se reafirma o papel da publicidade. No entanto, em que tipo de mídia investir? Embora a certeza da necessidade do investimento seja eminente, paira a dúvida quanto à escolha do meio correto. È nesse sentido, que nosso departamento comercial se aproxima de você para te ajudar. Em primeiro lugar, apresentando alguns dados, bastante contundentes, a respeito da mídia rádio:

· CADA OUVINTE FICA EM MÉDIA 03 HORAS E 45 MINUTOS LIGADO NO RÁDIO;
· O RÁDIO INFLUENCIA A 93% DOS CONSUMIDORES NA HORA DA COMPRA;
· O RÁDIO ESTÁ PRESENTE EM 99,2% DOS LARES CONTRA 75% DA TV;
· O RÁDIO ESTÁ EM 83% DOS CARROS CONTRA MENOS DE 1% DA TV;
· ANUNCIAR NO RÁDIO É MAIS BARATO DO QUE EM QUALQUER OUTRA MÍDIA;

Da mesma forma, apresentamos dados específicos da mídia local:

· TRATA-SE DE UM MEIO MUITO MAIS PRÓXIMO E ENVOLVENTE DO SEU PÚBLICO;
· EM TERMOS DE CUSTO, SE APRESENTA DE MANEIRA MUITO MAIS ATRAENTE, TRANSFORMANDO A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO MAIS POSITIVA;
· FOCA UM PÚBLICO ESPECÍFICO QUE APREENDE A MENSAGEM COMO UMA FORTE SUGESTÃO (COM CONFIANÇA);
· ESTABELECE UMA RELAÇÃO DE PARCERIA COM O ANUNCIANTE;
· O ANUNCIANTE TORNA-SE UM CO-RESPONSÁVEL NO SENTIDO POSITIVO, PELAS REALIZAÇÕES E RESULTADOS.

LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA

· Local de transmissão da Rádio FM2000.

COBERTURA

1. DUQUE DE CAXIAS;
2. RIO DE JANEIRO (Parte);
3. SÃO JOÃO DE MERITI (Parte);
4. NOVA IGUAÇU (Parte);
5. BELFORD ROXO (Parte);
6. SÃO GONÇALO (Parte).

3 comentários:

  1. Como podemos formar uma parceria, estamos promovendo o Primeiro Concurso de Samba de Duque de Caxias. Entre em contato conosco e visite nosso site, www.filhosdosamba.com.br, admin@filhosdosamba.com.br

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  2. Preciso do contato e telefone de vcs.
    Preciso de informações para veicular na rádio
    Deixei vários recados no telefone que me passaram mas ninguém me retorna

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  3. QUAL A POTENCIA DO TRANSMISSOR ?
    A AREA DE COBERTURA É MUITO AMPLA EM SE TRATANDO DE RADIO COMUNITÁRIA.
    DE ACORDO COM O REGULAMENTO DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS AS MESMAS SÓ PODERÃO GERAR 25 WTS DE POTENCIA MÁXIMA.

    Um abraço

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